quinta-feira, 19 de agosto de 2010

África


África pode significar muita coisa. À cabeça das pessoas as primeiras palavras e imagens são de selva, calor, pobreza... etc. Mas de uma coisa tenho a certeza, é mais fácil meter a Europa numa frase do que África. Ainda assim, as pessoas insistem: "vais para África?" como se perguntassem se estamos a ir ao café da esquina, beber um fino ou jogar um bilhar. Ir a "África" é muito mais lato. Pode-se de facto ir ao Quénia ou a Moçambique e ver selva, animais engraçados e sentir o calor. Mas também se pode aterrar em Joanesburgo e não ver nem sentir nada disso.

Vem isto a propósito de ter visto em dias consecutivos filmes de Hollywood em que se dizia "ele esteve" em África ou até na série "ER" falar-se em África como se fala com aquele tom misterioso de quem não sabe o que está a dizer.

Ninguém diz vou à Ásia ou vou à Europa. Ou se vai a Espanha ou à China. África pode ser tão diferente como deserto, floresta ou uma grande cidade. De facto, aterrar em Lagos é completamente diferente de aterrar em Windhoek. Em contrapartida, não é assim tão diferente aterrar em Londres ou Madrid.

Mas os americanos dizem "África". Pois eu estou aí mesmo, em África.